Tenho dificuldade de ereção. Como saber se é psicológico ou não?

A dificuldade de ereção ou disfunção erétil é definida como a incapacidade persistente de atingir e manter uma ereção suficiente para permitir desempenho sexual satisfatório. Pode afetar a saúde física e psicossocial, assim como a qualidade de vida dos pacientes e dxs parceirxs.

A disfunção sexual não deve ser considerada apenas como um problema de qualidade de vida, mas também como um alerta de uma potencial doença cardiovascular. Na maioria dos casos, a disfunção erétil é multifatorial, tendo o componente psicológico um papel fundamental. Lembre-se, disfunção erétil é um sintoma, não uma doença. Alguns pacientes podem não ser avaliados corretamente ou não receber tratamento adequado para uma doença ou condição subjacente que esteja causando. E o mais importante: a modificação do estilo de vida (exercício regular e perda de peso) pode melhorar a função erétil!

Portanto, se você não apresenta nenhuma outra doença sistêmica (hipertensão, diabetes), e se você só tem dificuldade de ereção com alguns parceirxs, provavelmente sua causa é emocional/psicológica. Mas, o melhor diagnóstico e tratamento só é possível com um acompanhamento com uma equipe multiprofissional