Pápulas Perláceas

Pápulas Perláceas do Penis ou Glândulas de Tyson são lesões benignas em forma de cúpula encontradas ao redor da coroa do pênis. Apesar da natureza benigna, o aparecimento de PPPs pode causar uma grande angústia para o paciente e seu parceiro. Embora as PPPs sejam geralmente assintomáticas, elas geralmente são confundidas com verrugas genitais, causando preocupações sobre ISTs. Esse medo de infecção pode causar um relacionamento tenso, pois levanta questões sobre fidelidade.

As Pápulas perláceas variam de 1 mm a 4 mm, estão dispostas em fileiras ao redor da coroa da glande do pênis. E, normalmente, quanto maiores as glândulas, maior é a preocupação do paciente. Um estudo de Cingapura mostrou que aproximadamente um em cada sete homens, examinados em uma clínica de infecções sexualmente transmissíveis, tinha apenas pápulas do pênis peroladas e nenhuma infecção.

O diagnóstico diferencial inclui verrugas genitais, molusco contagioso, líquen, dentre outros. No caso de dificuldade diagnóstica, a dermatoscopia e a biópsia são ferramentas úteis. Impontante: as pápulas não sofrem transformação maligna e não possuem natureza infecciosa (contagiosa). Portanto, as Glândulas de Tyson não precisam de tratamento, já que não são caracterizadas como doença; porém várias modalidades podem ser utilizadas, desde terapias abrasivas com pomadas ou cremes, até procedimentos como crioterapia, eletrocauterização, curetagem e terapia a laser, a fim de alcançar um resultado cosmético que satisfaça o paciente.